Assinatura do Memorando de Entendimento entre o IFPELAC e a Twigg Exploration & Mining

A Ministra do Trabalho, Emprego e Seguraça Social, Dra. Vitória Dias Diogo, presidiu a cerimónia da assinatura do Memorando de Entendimento entre o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) e a Empresa Twigg Exploration & Mining nesta sexta-feira, 9 de Junho pelas 09:00 horas na Sala de Conferencias do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, MITESS.

O  Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) é uma instituição pública vocacionada na formação profissional e estudos laborais, criada pelo decreto 47/2016, de 01 de Novembro, e resulta da fusão entre a componente de formação profissional do extinto INEFP e o Instituto de Estudos Laborais  Alberto Cassimo, também extinto.

Por sua vez, a  Twigg  Exploration  &  Mining  é uma empresa de  capitais 100%  Australianos, concessionária das minas de grafite de Balama na Província de Cabo Delgado numa área  de 11.000 ha, com potencialidade de exploração durante 40 anos. Actualmente emprega cerca de 2.000 trabalhadores (2016–Agosto de 2017, fase de construção).

O Objecto do memorando é a construção de um Centro de Formação Profissional em Balama, com a capacidade de pelo menos 100 formandos por ano, perfazendo a formação de 500 jovens das comunidades locais no período de 5 anos, vigência do memorando. Este cobre as áreas de Manutenção Industrial, Construção Civil, Operação de Máquinas, Logística e outras áreas relevantes. Salienta-se que a empresa, no âmbito da sua responsabilidade social e corporativa inicia em breve intervenções nas comunidades locais.

Em anexo o discurso de Sua Excelência Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social.