1° edição do Boletim Informativo Trabalho! Trabalho! Trabalho!

Lançamos hoje, dia 23 de Abril de 2021, um importante veículo de comunicação institucional. A partir deste, o Ministério do Trabalho e Segurança Social e seus parceiros têm uma soberana oportunidade de trocar informações diversas do sector numa plataforma moderna, dinâmica e flexível.
A escolha do seu nome (Trabalho! Trabalho! Trabalho!) não vem de mero acaso. Na escaldante manhã de 15 de Janeiro de 2020, Sua Excelência Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigindo-se ao povo moçambicano na augusta oportunidade, logo depois de coroado para o segundo mandato, disse: “Eu Cidadão Filipe Jacinto Nyusi, vosso Presidente, sou o primeiro a prometer e a dar o exemplo: Trabalho! Trabalho! Trabalho!”, in Discurso de Investidura do PR, Praça da Independência: 15/01/2020, página 26.
 
Os moçambicanos são, pelo seu gene, um povo trabalhador. Foi com trabalho que vêm construindo uma nação forte, próspera e promissora desde os primórdios de independência nacional a 25 de Junho de 1975.
No contexto actual, este quinquénio decorre num momento em que a nossa economia precisa da mão de cada moçambicano. A exploração dos diversos recursos naturais: o gás, o carvão, as areias pesadas, os rubis, a pesca, a agricultura, demandam de nós o espírito e a cultura de trabalho como nunca.
Por outro lado, os desafios colocados pela necessidade premente de autossuficiência do país e da sua sustentabilidade, demanda a todos moçambicanos um esforço abnegado e um trabalho incansável para fazer sorrir o novo dia!
Por fim, todo o trabalho exige políticas acertadas visando dinamizar o sector e permitir que as empresas tenham um ambiente favorável ao investimento e que os trabalhadores operem num ambiente de dignidade. Para que isso acontece, no meio deve existir um interlocutor válido: o Governo, no caso representado pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social.
 
É missão do Ministério de Trabalho assegurar que haja no país um estrito respeito pelo quadro legal que rege as relações de trabalho; um ambiente de maior interacção e concertação entre os parceiros sociais (Empresas e Sindicatos) e um permanente diálogo entre os empregadores e trabalhadores. 
É nesse quadro que o Boletim Informativo “Trabalho! Trabalho! Trabalho!” entra em cena, enquanto veículo de promoção de diálogo e de troca de informações entre o Governo e todos os intervenientes necessários para que o ambiente laboral em Moçambique seja pacífico e de harmonia. 
Com uma periodicidade mensal, o leitor encontrará neste Boletim Informativo a informação relevante de cada mês.
Em termos temáticos, o documento vai resumir informações sobre as principais políticas aprovadas ou em debate no Sector do Trabalho e Segurança Social; o clima do diálogo tripartido entre o Governo, Sindicatos e Empregadores; o ambiente da legalidade laboral no país, as negociações de salários mínimos, as missões nacionais e internacionais dos altos dirigentes da administração do trabalho; o grau do cumprimento do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 e dos respectivos Planos Económicos e Sociais.
   
Desta feita, temos a felicidade de partilhar consigo o nosso percurso em páginas de um importante veículo de comunicação – o Boletim Informativo – na esperança de que doravante o leitor esteja cada vez mais próximo de nós e tenha as informações mais recentes através de uma fonte primária e de uma testemunha ocular!